Mona Lisa realmente sorri no retrato feito por Da Vinci? Confira.

 Por Redação 

Foto: Pintura Mona Lisa - Leonardo da Vinci 

A obra "La Gioconda", mais conhecida como "Mona Lisa", é uma das pinturas mais conhecidas do italiano Leonardo da Vinci (que foi pintor, anatomista, arquiteto, paleontólogo, botânico, escritor, escultor, filósofo, engenheiro, inventor, músico, poeta e urbanista) e provavelmente o quadro mais famoso do mundo. É o que explica um artigo publicado no site do Museu do Louvre, na França, o qual abriga o retrato desta mulher cujo sorriso enigmático chama tanto a atenção durante séculos.

A pintura foi executada no início do século 16 e concebida como um retrato de Lisa Gherardini, chamada de “la Gioconda” por ser esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de tecidos florentino, detalha o Museu do Louvre. Nela, Da Vinci usou o sfumato, uma técnica pictórica que consiste em sobrepor camadas finas de tinta para criar as formas, suavizando os contornos e os contrastes. 

O quadro "Mona Lisa" chegou à Paris, na França, em 1518, quando o rei Francisco 1º convidou Leonardo da Vinci para visitar o país e, desta forma, adquiriu a pintura. A obra-prima está exposta no Museu do Louvre e é uma das principais atrações para os visitantes que vêm admirar seu sorriso icônico.

Mas será que a Mona Lisa realmente sorri no retrato feito por Da Vinci? A pergunta tem intrigado milhares de pessoas ao longo dos séculos e se tornou até mesmo objeto de estudo de pesquisadores. Por ocasião do Dia Mundial do Sorriso, celebrado em 4 de outubro, dê uma olhada na obra e descubra a resposta.